O nome Toscana, região localizada no centro-oeste italiano, provém de tusci, tuscos ou etrusci, mais conhecidos como etruscos, habitantes da península itálica, povo identificado com a Idade do Bronze (3.300 e 700 A.C). A partir de fins do século IV A.C., os etruscos ligaram-se definitivamente a Roma, cumprindo um relevante papel histórico.

Capital da Toscana, Florença (Firenze) é a maior cidade da região, com cerca de 380 mil habitantes. Comandada entre os séculos XIV e XVIII pela poderosa Família Médici, tornou-se o berço do Renascimento. Os Médici dedicavam-se ao mecenato e ao incentivo às ciências. Deixaram como herança, entre outros, uma arquitetura marcante, disseminada ao longo do perímetro urbano florentino.

O esplendor de Florença, porém, reflete-se em toda a extensão territorial toscana. Riqueza natural e humana que salta aos olhos. Banhada pelos mares da Ligúria e do Tirreno, pertence à Toscana a lendária Ilha de Elba, a terceira maior do país, em que Napoleão foi exilado após a fracassada tentativa de invasão da Rússia.

Montanhosa, apresenta os tradicionais ciprestes, árvores típicas da região, que acompanham o viajante em percursos espetaculares. O Monte Pisanino, o Rio Arno, que atravessa Pisa e Florença, os vinhedos e a união de tradição, romance e sonho são marcos toscanos.

Seja pela paisagem, arquitetura, vinhos, moda, culinária ou cultura, a Toscana é deslumbrante.

Principais Cidades

Arezzo
Chianti
Cortona
Florença (Firenze)
Grosetto
Livorno
Lucca
Massa Carrara
Montalcino
Montepulciano
Pisa
Pistoia
Prato
San Gimignano
Siena
Voltera