Os telhados da Toscana
O progresso das metrópoles vem nos privando de uma tradição. Telhados. Os topos dos edifícios estão sendo utilizados em larga escala como áreas de lazer, helipontos ou espaços de confraternização, substituindo telhas por lajes.
A Europa tenta se defender dessa tendência o quanto pode. As cidades, principalmente as de pequeno e médio portes, contam com um significativo volume de casas e prédios baixos. Resultado: uma profusão de telhados.
Além de prática cultural voltada à preservação arquitetônica, a estrutura de telhas persiste devido a questões climáticas. Quanto mais frias as localidades mais íngremes os telhados, de forma a evitar o acúmulo de neve e, no degelo, propiciar o escoamento da água.
Se olharmos as cidades da Toscana do alto, o contorno é impressionante. Os telhados se entrelaçam, formando um desenho normalmente compacto, às vezes harmonioso, colorido ou desgastado pelo tempo. Toneladas de cerâmica abrigam residências, igrejas, prédios comerciais, museus, entre outros. Estilo perfeitamente integrado às bucólicas paisagens toscanas.
O cozimento da argila, dominado por povos de várias regiões, torna impreciso apontar quem teria sido o criador original das telhas. Porém, há fortes indícios que os atuais cipriotas e os antigos assírios estejam na vanguarda do seu desenvolvimento e utilização.
Seja como for, telhados contêm histórias formidáveis. A Bella Toscana conhece várias. E conta tudo para você nas incursões por cidades como Florença, San Gimignano, Pisa, Siena e muitas outras.
Planejando sua próxima viagem? Fale com a Bella Toscana! Entre em contato pelo WhatsApp: +39 329 738-2967 ou pelo e-mail e-mail: contato@bellatoscanatour.com.br.