Pitigliano, surpresas em série

Pitigliano, surpresas em série Viajar é a arte de descobrir. Nos recantos mais improváveis escondem-se joias de rara beleza. Lugares repletos de história, importância e algo que os caracteriza fortemente. É o caso de Pitigliano. Vilarejo da província de Grosseto, localizado no meio do caminho entre Florença e Roma. Segundo a lenda, seu nome é proveniente de Petilio e Ciliano, fugitivos de Roma. A cidade conta com 4 mil habitantes. Só para se ter ideia do que isso significa, o Edifício Copan, em São Paulo, abriga cinco mil moradores. Ou seja, se colocássemos toda a comunidade de Pitigliano no Copan…

Os telhados da Toscana

Os telhados da Toscana O progresso das metrópoles vem nos privando de uma tradição. Telhados. Os topos dos edifícios estão sendo utilizados em larga escala como áreas de lazer, helipontos ou espaços de confraternização, substituindo telhas por lajes. A Europa tenta se defender dessa tendência o quanto pode. As cidades, principalmente as de pequeno e médio portes, contam com um significativo volume de casas e prédios baixos. Resultado: uma profusão de telhados. Além de prática cultural voltada à preservação arquitetônica, a estrutura de telhas persiste devido a questões climáticas. Quanto mais frias as localidades mais íngremes os telhados, de forma…

Carlo Collodi, pai do Pinocchio

Carlo Collodi, pai do Pinocchio Uma das estórias infantis mais conhecidas de todos os tempos saiu da pena de Carlo Collodi. Criador de Pinocchio, Collodi – pseudônimo de Carlo Lorenzini – era florentino. Nascido em 1826, atuou como jornalista e escritor, deixando uma obra consistente. Porém, de tudo o que produziu, Pinocchio destaca-se como o seu maior feito literário. Capaz de rivalizar com monstros sagrados da estatura dos Irmãos Grimm, Hans Christian Andersen ou Jean de La Fontaine. A origem do nome Pinocchio é incerta. Acredita-se ser uma alusão a pinhão. O boneco, esculpido a partir de um tronco de…