Morar na Itália, já pensou?

Os dados são impressionantes. De cada 10 adultos do planeta, 1 pensa em trocar de país. Algo em torno de 750 milhões de pessoas, segundo o instituto Gallup World Poll. Os motivos são diversos. Desemprego, insegurança, reunir-se à família. Ou mesmo o propósito de vencer em uma terra distante.
Ainda de acordo com o Gallup, os EUA têm a preferência dos possíveis emigrantes. O Canadá aparece em segundo lugar, seguido por Alemanha, França, Austrália e Reino Unido. Nessa lista, a Itália figura na décima colocação entre as nações mais atrativas.
Porém, há uma distância considerável entre o desejo de mudar e o ato de arrumar definitivamente as malas. Em 2017, 99 mil brasileiros realizaram essa proeza. Quem atesta esse número é a OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. De acordo com a entidade, dos 50 países mais ricos do mundo, o Brasil figura na 17ª posição quanto à emigração.
Itália, um sonho brasileiro
A facilidade com o idioma tem levado um contingente significativo de brasileiros a escolher Portugal como destino. Em 2016 houve um aumento de 64% dos pedidos de visto de residência para o país de Camões. Logo em seguida figura a Itália, com 50% a mais de solicitações no mesmo período pesquisado.
Questões culturais, humanas e econômicas pesam muito nessa decisão. Os italianos combinam com os brasileiros em termos de comportamento, alegria, afetividade. Muitas famílias brasileiras são de origem italiana, configurando maior intimidade com os costumes do país. Além disso, a possibilidade de dominar o idioma com relativa facilidade estimula a carimbar o passaporte.
Se a bússola da sua vida mira a Itália, informe-se a respeito da cidadania italiana. Quais as exigências para conquistá-la, custos, tempo. Importante, afie a língua. Estude o idioma. Enfim, programe-se direitinho para morar na Itália. E viva um sonho único. Marcante.