Uma viagem pela música italiana

Entre os tantos fatores que unem fortemente Brasil e Itália, a música é um dos mais expressivos. Somos povos movidos por diversas sonoridades. Falamos a plenos pulmões. Nosso riso vem da alma. Cantamos o tempo todo. Fazemos barulho. E que barulho bom!

A canção italiana, notadamente os sucessos mais conhecidos no Brasil, remontam a uma época romântica e più bella. Volare, Oh Sole Mio, Datemi un Martello, La Solitùdine, La Mia Storia Trale Dita, Bella Ciao. E a obrigatória Funiculì Funiculà são nossas velhas conhecidas.

Fruto da intensa e constante troca de partituras entre os países, em 1968 Roberto Carlos ganhou o Festival de Sanremo com Canzone Per Te composta por Sergio Endrigo. O paulista que mais comemorou as cores verde, branca e vermelha, Adoniran Barbosa, criou o delicioso Samba Italiano. Renato Russo, Toquinho, Jerry Adriani, Zizi Possi, entre outros, contam registros belíssimos no idioma de Pavarotti. A lista é longa e significativa, impossibilitando relatá-la por completo.

Vale a pena, no entanto, conhecer quem está à frente da moderna sonoridade italiana. O rapper Ghali, a dupla Benji e Fede, Luciano Ligabue, Tizziano Ferro, Jovanotti e Arisa destacam-se pelo talento e popularidade.

Tiê, uma das expressões da nova safra de cantoras brasileiras, vem interpretando com muita propriedade uma linda versão em português de La Notte, sucesso de Arisa. Na mão contrária, Laura Pausini gravou o hit Novo, com Simone e Simaria, faixa do álbum Fatti Sentire.

Aproveite o seu tempo livre e dê um play em uma boa música dei nostri amici. Das tradicionais às atuais, seja qual for o estilo, a musicalidade da Itália é parte do nosso dia a dia.

Para ouvir as músicas italianas ao vivo, fale com a Bella Toscana. Entre em contato pelo WhatsApp: +39 329 738-2967 ou pelo e-mail e-mail: contato@bellatoscanatour.com.br.

Author