Entre ciprestes e muitas histórias

São Paulo é reconhecida pela Avenida Paulista. O Rio de Janeiro, pelo Cristo Redentor. Nova Iorque não seria a mesma sem a Times Square. Paris, adivinhe? A Torre Eiffel é o marco principal da cidade. Quando falamos em Toscana vislumbramos paisagens fora de série, com estradas e campos povoados por ciprestes.

Típicos do hemisfério norte, os ciprestes são árvores de desenho único. E de grande importância para a saúde. Sim, pois prestam-se ao tratamento de problemas circulatórios, incontinência urinária, colite, entre outros.

As mudas dos ciprestes vieram da Ásia. Apreciados pelos etruscos, que dominaram a Toscana durante um bom tempo, passaram a ser cultuados também por pintores, fotógrafos e cineastas. A Sétima Arte usa e abusa dos ciprestes em suas narrativas.

A emocionante sequência final do filme Gladiador (2000) – dirigido por Ridley Scott, tendo como protagonista Russell Crowe interpretando Maximus -, onde uma alameda de ciprestes se faz presente, foi gravada próxima a Pienza, no vale do rio Orcia. Um destino que vale ser explorado com a Bella Toscana. Além dos ciprestes, há belíssimos campos de trigo nessa região conhecida como TerraPille.

A mitologia de Ciparisso

A mitologia, no entanto, tem uma versão particular e trágica a respeito dessas marcantes árvores coníferas. Segundo a lenda, Apolo presenteou Ciparisso com um cervo doméstico. Mas, acidentalmente, o animal acabou sendo morto por ele em uma caçada. A dor de Ciparisso foi tamanha que, a seu pedido, Apolo transformou-o em uma árvore, um cipreste, cuja seiva forma gotas semelhantes a lágrimas ao longo tronco, como sinal de luto eterno.

O encanto dos ciprestes é tamanho, que vem sendo cultivado no Brasil. Apesar de não ser uma árvore típica do país, regiões litorâneas de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul abriram espaço para o seu plantio. Além de conferir elegância ao paisagismo, são ideais para compor cercas vivas e mesmo como barreira sonora.

O logotipo da Bella Toscana faz alusão a esse ícone, retratando dois ciprestes estilizados. Uma evocação à cadeia de significados representada por essa árvore.

Planejando a sua viagem para a Toscana? Fale com a Bella Toscana. Somos especialistas nessa região magnífica. Entre em contato pelo WhatsApp: +39 329 738-2967 ou pelo e-mail e-mail: contato@bellatoscanatour.com.br.

Author